Até o momento entregue somente para o ICMBio, conseguimos acesso e autorização da UFES para divulgar com exclusividade o estudo “Monitoramento da influência da pluma do Rio Doce após o rompimento da Barragem de Rejeitos em Mariana/MG – Novembro de 2015: Processamento, Interpretação e Consolidação de Dados“.
Acesse aqui o relatório completo.
São 254 páginas de análise em que a equipe de 27 pesquisadores coordenados pelo Dr. Alex Cardoso Bastos, do departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo, detalham os resultados alcançados após os 8 levantamentos in loco realizados no Rio Doce de novembro de 2015 a dezembro de 2016.
É o mais completo estudo já realizado sobre o impacto da lama da Samarco no Rio Doce e no Oceano Atlântico, incluindo o Banco de Abrolhos, que começa na foz do Doce (algo que poucos lembram), área de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, com a mais extensa presença de recifes de coral do Brasil e o maior banco de algas calcárias do mundo.
Para ler com atenção. Em breve, no Miniver, entrevista com os pesquisadores abordando os principais pontos do estudo.
Foto: Giulio Paletta / Revista Hardcore
AJUDE A MANTER ESTE OBSERVATÓRIO
Sobre o autor

Fundador, diretor, editor-chefe e repórter especial do Observatório da Mineração. Pesquisador vinculado ao Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB). Professor e palestrante de jornalismo. Repórter com centenas de matérias publicadas na mídia brasileira e internacional (Reuters, UOL Notícias, Mongabay, Repórter Brasil, Pulitzer Center, OCCRP, Folha de S. Paulo, Deutsche Welle, El País, Intercept e outros). Eleito um dos três jornalistas mais relevantes do Brasil no setor de Mineração, Metalurgia e Siderurgia pelo Prêmio Especialistas de 2022 e 2021. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (2019).
Maurício Angelo is an award-winning international investigative journalist and the founder of Mining Observatory, a Brazilian based investigative journalism Centre established in 2015. Researcher at Sustainable Development Center at the University of Brasília (UnB). He publishes in many media outlets in Brazil and around the world and was the winner of the Excellence in Journalism Award (2019) by Inter American Press Association. Considered one of the Top 3 journalist experts in Extractive Sector in Brazil in 2022 and 2021.
Relacionado
3 Replies to “Acesse o estudo completo sobre os impactos da lama da Samarco feito por pesquisadores da UFES”