Até o momento entregue somente para o ICMBio, conseguimos acesso e autorização da UFES para divulgar com exclusividade o estudo “Monitoramento da influência da pluma do Rio Doce após o rompimento da Barragem de Rejeitos em Mariana/MG – Novembro de 2015: Processamento, Interpretação e Consolidação de Dados“.
Acesse aqui o relatório completo.
São 254 páginas de análise em que a equipe de 27 pesquisadores coordenados pelo Dr. Alex Cardoso Bastos, do departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo, detalham os resultados alcançados após os 8 levantamentos in loco realizados no Rio Doce de novembro de 2015 a dezembro de 2016.
É o mais completo estudo já realizado sobre o impacto da lama da Samarco no Rio Doce e no Oceano Atlântico, incluindo o Banco de Abrolhos, que começa na foz do Doce (algo que poucos lembram), área de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, com a mais extensa presença de recifes de coral do Brasil e o maior banco de algas calcárias do mundo.
Para ler com atenção. Em breve, no Miniver, entrevista com os pesquisadores abordando os principais pontos do estudo.
Foto: Giulio Paletta / Revista Hardcore
AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO
Sobre o autor

Fundador e Diretor Executivo do Observatório da Mineração. Doutorando em Ciência Ambiental na Universidade de São Paulo (PROCAM-USP). Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (CDS-UnB). Professor e palestrante de jornalismo. Repórter com centenas de matérias publicadas na mídia brasileira e internacional (Reuters, UOL Notícias, Mongabay, Repórter Brasil, Pulitzer Center, OCCRP, Folha de S. Paulo, Deutsche Welle, El País, Intercept e outros). Eleito um dos três jornalistas mais relevantes do Brasil no setor de Mineração, Metalurgia e Siderurgia pelo Prêmio Especialistas de 2022 e 2021. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (2019).
Maurício Angelo is an award-winning international investigative journalist and the founder of Mining Observatory, a Brazilian based investigative journalism Centre established in 2015. PhD Student in Environmental Science at University of São Paulo (USP). Hold a Master’s Degree in Sustainable Development at the University of Brasília. He was the winner of the Excellence in Journalism Award (2019) by Inter American Press Association. Considered one of the Top 3 journalist experts in Extractive Sector in Brazil in 2022 and 2021.
Relacionado
3 Replies to “Acesse o estudo completo sobre os impactos da lama da Samarco feito por pesquisadores da UFES”