Alguns cursos, eventos, palestras e webinars dados por mim, Maurício Angelo, fundador do Observatório da Mineração, além de reuniões importantes. Tenho treinado jornalistas dentro e fora do Brasil sobre os temas investigados pelo Observatório. Para propostas, entre em contato.

V Encontro Nacional dos Municípios MineradoresBelo Horizonte/MG

Extrativismos, tecnopolíticas e lutas decoloniais (Lavits e UNIFESP)

Evento organizado pelo Lavits (Rede latino-americana de estudos sobre vigilância, tecnologia e sociedade) e do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que realizaram o primeiro encontro do Ciclo “Extrativismo, tecnopolíticas e lutas decoloniais”.

Debatemos o modelo mineral neoextrativista brasileiro com boas trocas sobre a distopia em que vivemos, tornada muito real pelo negacionismo mineral que insiste em negar os fatos e a história em prol de soluções que nunca se concretizam e promessas de “desenvolvimento” que jamais entregam as supostas benesses especuladas, mas, ao contrário, deixam enormes passivos socioambientais e inúmeras violações de direitos.

Reunião com eurodeputados em Brasília

Maurício Angelo em reunião com as eurodeputadas Anna Cavazzini, Kathrin Henneberger e comitiva europeia junto com IPAM, Observatório do Clima, Instituto Socioambiental e Jovens pelo Clima. Discutimos questões como minerais críticos, direitos humanos, direitos indígenas e desmatamento na Amazônia e no Cerrado.

Audiência Pública sobre o relatório “Dinamite Pura” no Senado

Cobertura e audiência completa aqui.

Audiência Pública sobre o relatório “Dinamite Pura” na Câmara

Cobertura e audiência completa aqui.

Professor Convidado – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)

Ministrei aulas como professor convidado para a Pós-Graduação em Jornalismo Investigativo do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

O foco é em Mineração, Setor Extrativo e Socioambiental, a partir do meu trabalho no Observatório da Mineração, com exemplos práticos de reportagens, técnicas de investigação, bastidores, dados e estudos.

O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) é um centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão com sedes em Brasília e São Paulo. Criado há mais de 20 anos, é uma das instituições de ensino superior mais respeitadas do Brasil, contribuindo diretamente para as transformações sociais, políticas e econômicas do nosso país. Oferece excelência acadêmica em seus cursos de graduação, especialização, extensão, mestrado e doutorado.

Covering Indigenous Land Rights and Extractive Industry Impacts | Mongabay Webinars

Participei desse webinar internacional organizado pela Mongabay, parceira do Observatório, ao lado de Victoria Tauli-Corpuz, ex-relatora de direitos indígenas na ONU e o jornalista Tristan Ahtone, editor do Grist. Voltado especialmente a jornalistas. Em inglês.

International Center For Journalists (ICFJ) – Forum on Global Crisis Reporting

Como diretor do Observatório da Mineração, participei do Fórum de Reportagem Pamela Howard do International Center For Journalists (ICFJ) em parceria com o International Journalists’ Network (IJNet) no Webinar especial para falar sobre como cobrir mineração e temas socioambientais ao lado de Fernanda Wenzel.

Assista:

Seminário Internacional do Sindifisco Pará: Justiça Fiscal, Desigualdade e Desenvolvimento

Fui um dos palestrantes convidados deste Seminário Internacional do Sindifisco Pará realizado em dezembro de 2021. Falei sobre “Perspectiva para o Brasil e para a Amazônia avançarem no seu processo de desenvolvimento e o
papel da tributação mineral”.

Curso “Corrupção e Crimes Ambientais: de Brasília até a Floresta”

Fui um dos palestrantes desse curso oferecido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Transparência Internacional e Konrad Adenauer e falei sobre “Cadeias produtivas, lobby e corrupção: o que descobrimos e como investigamos?”, baseado na minha experiência no Observatório da Mineração.

Workshop – Guyana – Pan American Development Foundation

Em 2021, ministrei dois workshops para jornalistas investigativos da Guiana com foco no setor extrativo a convite da Pan American Development Foundation (PADF) e estou disponível para desenvolver treinamentos específicos para jornalistas e pesquisadores em qualquer lugar do mundo. Entre em contato.

I Encuentro Latinoamericano de Periodismo para Investigar la Corrupción

Participei do I Encuentro Latinoamericano de Periodismo para Investigar la Corrupción, desde diversas miradas, organizado pelo Convoca, site investigativo do Peru e a Escuela de Investigación Periodística y de Datos, para falar sobre “Conflitos de Interesse e Impacto Social nas Indústrias Extrativas” e o meu trabalho no Observatório da Mineração ao lado de colegas do Peru e da Venezuela. Leia a cobertura publicada no Observatório e assista a apresentação.

Webinar Series: Mineração e violação de direitos humanos: ensinamentos para o mundo pós Covid-19 – Universidade de São Paulo (USP)

Participei de um webinar do Grupo de Direitos Humanos e Empresas da Universidade de São Paulo (USP) para discutir as violações de direitos humanos de mineradoras durante a pandemia.

Assista:

Publicamos diversas matérias sobre trabalhadores submetidos a condições precárias, mineradoras, violações de direitos, lobby e lucro. As matérias embasaram denúncia aceita pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

11th Global Investigative Journalism Conference

Apresentei o projeto do Observatório como palestrante convidado em dois painéis na mais recente (2019) conferência mundial de jornalismo investigativo, realizada na Alemanha pela Global Investigative Journalism Network

No primeiro painel, “Digging into the Extractives Industry“, falei ao lado de colegas do Natural Resource Governance Institute, que lançou um novo guia para que jornalistas interessados em cobrir mineração e extrativismo possam se basear.

Participaram também Milagros Salazar, fundadora do site Convoca, do Peru, Khadija Sharife, investigadora da OCCRP na África do Sul, Stephen Nartey, de Gana e a moderadora Anya Schiffrin, dos Estados Unidos, uma das autoras desse material da GIJNEssa notícia também apresenta algumas das fontes citadas e as dicas que compartilhamos.

No segundo, “Investigating Disasters“, falei ao lado de colegas de Porto Rico, Nepal e Moçambique sobre como o Brasil consegue criar seus próprios desastres e o quê os casos de Mariana e Brumadinho representam. Leia mais detalhes sobre a participação no evento.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Banca Examinadora

Participei como avaliador convidado da Banca Examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Cadê o meu lugar?”: a chegada da Zona da Mata Mineração em Teixeiras, Minas Gerais”, de Rafael Campos e Taynara Ferreira. A banca foi composta por mim, Maurício Angelo, editor do Observatório, Adriana Bravin, professora da Universidade Federal de Ouro Preto e Thiago Silva.

Homa – Centro de Direitos Humanos e Empresas – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fui convidado a participar, como editor do Observatório da Mineração, do debate sobre a criação de uma Lei Marco em Direitos Humanos e Empresas, ideia encampada pelo Homa da UFJF e diversas entidades representativas da academia, do terceiro setor e de movimentos sociais. A ideia é que essa lei seja construída a partir de um debate amplo com a sociedade.

Em março de 2022, esses debates serviram de base para o Projeto de Lei 572/2022, que obriga empresas a respeitarem os Direitos Humanos no Brasil.

Fraturas Extrativistas na América Latina

Participei da mesa de encerramento desse grande ciclo de debates com pesquisadores e participantes de toda a América Latina. Debate disponível no YouTube.

Universidade Federal de Goiás (UFG) – Retrata Fórum Visual

Convidado pela UFG, falei sobre o trabalho no Observatório da Mineração na cobertura do desastre de Mariana, em evento que contou também com a presença do fotógrafo Leandro Couri, do Estado de Minas.