Barragens de rejeitos: cuidados que a Samarco não adotou

Eis uma explicação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) bastante simples, eficaz e didática sobre barragens de rejeitos:

“Com a barragem instalada e o lago inundado, os métodos geofísicos denominados ‘sísmicos’ podem ser utilizados para o monitoramento do processo de acúmulo de sedimentos. Se aplicados sistemática e periodicamente, os produtos dos ensaios permitem mensurar a evolução do processo de acúmulo de sedimentos na bacia projetada da lagoa de decantação, assim como avaliar se o processo de enchimento da lagoa evolui conforme previsto no projeto original”.

Ou seja, medidas técnicas para concluir se a barragem chegou ao seu limite de capacidade não faltam – e podem FACILMENTE ser aplicadas desde o primeiro momento. Essas medidas podem até mesmo definir se é imprescindível ou não a construção de outra barragem.

É mais um ponto a ser verificado na já extensa lista de possíveis aspectos estruturais das barragens que a Samarco deveria ter observado.


Descubra mais sobre Observatório da Mineração

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Compartilhe

Apoie o Observatório

Precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar atuando de forma independente na denúncia e fiscalização do neoextrativismo, que ameaça comprometer uma transição energética justa e sustentável no Brasil.

Você pode contribuir de duas maneiras. A primeira, e mais eficaz, é por meio de uma assinatura recorrente no PayPal.

Com ela, você apoia mensalmente o trabalho do Observatório da Mineração, com um valor fixo debitado automaticamente no seu cartão de crédito ou débito.

Também aceitamos contribuições pontuais, no valor que preferir, via PIX. Basta enviar para o e-mail: apoie@observatoriodamineracao.com.br
(conta da Associação Reverbera).

Siga o Observatório nas redes sociais e compartilhe o conteúdo com seus amigos!

E buscamos novos parceiros e financiadores.
Desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil.
Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.

Matérias relacionadas

Por Fernanda Couzemenco* Dentro do Sapê do Norte, área no Espírito Santo quase na divisa com a Bahia, a informação...

Por Fernanda Couzemenco* Passados 30 meses do leilão de onze áreas de sal-gema no norte do Espírito Santo, região que...

Uma nova era de desenvolvimento e prosperidade, com geração de empregos, pagamento de impostos e melhora significativa da qualidade de...

Apoie o Observatório da Mineração