O artigo “A sirene novamente não tocou. A Vale precisa ser interditada”, publicado aqui no site em 26 de janeiro, logo após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, foi gentilmente traduzido em alemão pela pesquisadora Petra Tapia, da Heinrich Böll Stiftung, uma das principais ONG’s da Alemanha.
O primeiro a publicar foi o site “KoBra – Kooperation Brasilien”, uma rede formada por mais de 80 membros de entidades atuantes no âmbito da cooperação para o desenvolvimento, protagonistas de movimentos sociais, organizações científicas e representantes da sociedade civil no Brasil e na Alemanha.
Depois foi a vez do site Amerika 21, uma das páginas mais relevantes da mídia alternativa sobre a América Latina na Alemanha, referência para a imprensa alemã que cobre a região.
Leia a matéria no KoBra e no Amerika 21.
AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO
Sobre o autor
Fundador e Diretor Executivo do Observatório da Mineração. Pesquisador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB). Professor e palestrante de jornalismo. Repórter com centenas de matérias publicadas na mídia brasileira e internacional (Reuters, UOL Notícias, Mongabay, Repórter Brasil, Pulitzer Center, OCCRP, Folha de S. Paulo, Deutsche Welle, El País, Intercept e outros). Eleito um dos três jornalistas mais relevantes do Brasil no setor de Mineração, Metalurgia e Siderurgia pelo Prêmio Especialistas de 2022 e 2021. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (2019).
Maurício Angelo is an award-winning international investigative journalist and the founder of Mining Observatory, a Brazilian based investigative journalism Centre established in 2015. Researcher at Center for Sustainable Development at the University of Brasília. He was the winner of the Excellence in Journalism Award (2019) by Inter American Press Association. Considered one of the Top 3 journalist experts in Extractive Sector in Brazil in 2022 and 2021.
Relacionado