O mapa “Unidades de Conservação na Amazônia Brasileira: Pressões e Ameaças 2015” faz uma análise detalhada das atuais pressões e potenciais ameaças em Unidades de Conservação (UCs) decorrentes da exploração de recursos naturais e da implantação de obras de infraestrutura e também traz informações sobre a gestão das UCs estaduais e federais da Amazônia.
O mapa mostra que 61% do total das UCs federais e estaduais da Amazônia têm incidência de processos minerários, em diferentes fases, e que 57% delas têm trechos rodoviários em seu interior ou dentro de seus limites. Também foram identificadas 27 Usinas Hidrelétricas (UHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em operação, em construção ou pĺanejadas que incidem diretamente em alguma dessas UCs.
A publicação revela o quanto as políticas para a Amazônia ainda se pautam pelo desenvolvimentismo, em vez de priorizar a conservação e a efetiva implementação de UCs – áreas importantes para a redução do desmatamento, o combate às mudanças climáticas e a promoção da justiça socioambiental para com as comunidades tradicionais.
O detalhamento dos dados e sua representação cartográfica podem ser vistos no site ‘Unidades de Conservação no Brasil’.
Fonte: ISA (Instituto Socioambiental)
AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO
Sobre o autor
Fundador e Diretor Executivo do Observatório da Mineração. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (CDS-UnB). Professor e palestrante de jornalismo. Repórter com centenas de matérias publicadas na mídia brasileira e internacional (Reuters, UOL Notícias, Mongabay, Repórter Brasil, Pulitzer Center, OCCRP, Folha de S. Paulo, Deutsche Welle, El País, Intercept e outros). Eleito um dos três jornalistas mais relevantes do Brasil no setor de Mineração, Metalurgia e Siderurgia pelo Prêmio Especialistas de 2022 e 2021. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (2019).
Maurício Angelo is an award-winning international investigative journalist and the founder of Mining Observatory, a Brazilian based investigative journalism Centre established in 2015. Hold a Master’s Degree in Sustainable Development at the University of Brasília. He was the winner of the Excellence in Journalism Award (2019) by Inter American Press Association. Considered one of the Top 3 journalist experts in Extractive Sector in Brazil in 2022 and 2021.
Relacionado