Quem é quem nas discussões do Novo Código da Mineração: saiba quanto cada político recebeu das mineradoras

O Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, da qual o INESC e o IBASE participam com várias outras organizações da sociedade civil, lançou em agosto a segunda edição da publicação “Quem é Quem nas discussões do Novo Código da Mineração” – a primeira edição foi lançada em 2013.

A cartilha revela quem financia a campanha de parlamentares que participam das discussões sobre o novo Código de Mineração do país.

A publicação tem especial importância para que formadores de opinião e o público em geral tenham conhecimento da gravidade do que está por trás do financiamento de parlamentares por empresas mineradoras.

“Por que as empresas mineradoras investem pesado no financiamento das campanhas políticas? Por que os parlamentares mais financiados pelas mineradoras são os mesmos que compõem a Comissão Especial da Câmara dos Deputados encarregada de analisar e propor mudanças no Novo Código da Mineração? A quem servirão as mudanças no Código proposta por esta Comissão?”, questiona Alessandra Cardoso, assessora política do Inesc. “O financiamento privado dos partidos e das candidaturas tem seu preço.”

Leonardo Quintão (PDMB-MG), relator da Comissão, recebeu em 2010 R$ 400 mil das mineradoras e em 2014, mais de R$ 2 milhões. Veja os detalhes do financiamento de campanha de todos os parlamentares. O trabalho é da pesquisadora Clarissa Reis Oliveira.

Acesse também a cartilha completa!

(clique para ampliar)

0007

0008

0009

0010

0011


Descubra mais sobre Observatório da Mineração

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Compartilhe

Apoie o Observatório

Precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar atuando de forma independente na denúncia e fiscalização do neoextrativismo, que ameaça comprometer uma transição energética justa e sustentável no Brasil.

Você pode contribuir de duas maneiras. A primeira, e mais eficaz, é por meio de uma assinatura recorrente no PayPal.

Com ela, você apoia mensalmente o trabalho do Observatório da Mineração, com um valor fixo debitado automaticamente no seu cartão de crédito ou débito.

Também aceitamos contribuições pontuais, no valor que preferir, via PIX. Basta enviar para o e-mail: apoie@observatoriodamineracao.com.br
(conta da Associação Reverbera).

Siga o Observatório nas redes sociais e compartilhe o conteúdo com seus amigos!

E buscamos novos parceiros e financiadores.
Desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil.
Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.

Matérias relacionadas

ANÁLISE As 30 cidades com a maior arrecadação de royalties da mineração (CFEM) do Brasil elegeram prefeitos de matizes ideológicas...

A pressão pela aprovação de projetos de leis que flexibilizam a extração de minerais críticos e estratégicos, encampada pelo discurso...

O rombo causado pela sonegação em série e a falta de capacidade de fiscalização faz com o que o cenário...

Apoie o Observatório da Mineração