Prefeita de Governador Valadares cobra ação da Samarco

Durante a reunião de emergência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), realizada em Governador Valadares ontem, a prefeita deste município, Eliza Costa fez um discurso bastante chamativo. O teor foi bastante contundente e destaco dois trechos do texto publicado em sua fanpage:

1) “Nenhum cumprimento judicial a Samarco está realizando em Valadares depois da chegada da lama proveniente do rompimento da barragem em Mariana. É muito tímido as ações da Mineradora. Pedi que a Samarco montasse um escritório em Valadares. Não queremos só três pessoas representando”.

2) “A Samarco não responde nossas exigências. Significa muita enrolação e nenhum compromisso com Valadares”.

Ao contrário do governador de MG, Fernando Pimentel, que preferiu isentar a mineradora da culpa nesse crime ambiental, no melhor estilo tucano mineiro, Eliza Costa não titubeou em cobrar a responsabilidade da Samarco – e, claro, por tabela, da Vale e da BHP. Bom notar e frisar essa diferença de discurso, avaliando ainda os motivos da diferença entre e um e outro político petista com mandato e diante dessa crise.

Cabe também manter vigilância sobre a cobrança do poder público municipal para que a mineradora resolva, entre outros, o problema de abastecimento de água que levou Governador Valadares a um estado de emergência. Hoje houve distribuição de água feita por carros pipa – um verdadeiro martírio e inferno de desorganização e descaso, segundo relatam valadarenses -, mas isso passa longe até mesmo de ser qualificado como medida paliativa.


Descubra mais sobre Observatório da Mineração

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Compartilhe

Apoie o Observatório

Precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar atuando de forma independente na denúncia e fiscalização do neoextrativismo, que ameaça comprometer uma transição energética justa e sustentável no Brasil.

Você pode contribuir de duas maneiras. A primeira, e mais eficaz, é por meio de uma assinatura recorrente no PayPal.

Com ela, você apoia mensalmente o trabalho do Observatório da Mineração, com um valor fixo debitado automaticamente no seu cartão de crédito ou débito.

Também aceitamos contribuições pontuais, no valor que preferir, via PIX. Basta enviar para o e-mail: apoie@observatoriodamineracao.com.br
(conta da Associação Reverbera).

Siga o Observatório nas redes sociais e compartilhe o conteúdo com seus amigos!

E buscamos novos parceiros e financiadores.
Desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil.
Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.

Matérias relacionadas

ANÁLISE As 30 cidades com a maior arrecadação de royalties da mineração (CFEM) do Brasil elegeram prefeitos de matizes ideológicas...

A pressão pela aprovação de projetos de leis que flexibilizam a extração de minerais críticos e estratégicos, encampada pelo discurso...

O rombo causado pela sonegação em série e a falta de capacidade de fiscalização faz com o que o cenário...

Apoie o Observatório da Mineração