Observatório da Mineração é eleito membro do Fórum Nacional de Transição Energética

O Observatório da Mineração foi eleito, de acordo com a votação de dezenas de participantes habilitados, membro do Fórum Nacional de Transição Energética (FONTE) do Ministério de Minas e Energia (MME) para o biênio 2025/2026.

Após o processo de habilitação e homologação, a votação foi realizada em plenária virtual e elegeu todos os 29 representantes dos subsegmentos Academia, Movimentos Sindicais, Movimentos Sociais e Organizações da Sociedade Civil.

Levaremos para o FONTE nossa expertise de 10 anos pesquisando, investigando e realizando incidência política nos temas relacionados à mineração, transição energética, mudanças climáticas e justiça socioambiental, trabalhando tendo como perspectiva sempre o bem comum.

O Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte) é um instrumento consultivo e permanente criado para promover um debate amplo e democrático sobre a transição energética no Brasil. Ele reúne representantes do governo, da sociedade civil e do setor produtivo para discutir e propor soluções para os desafios da transformação da matriz energética brasileira.

Entre os principais objetivos, constam:

Diálogo e articulação: Promover um espaço de debate permanente entre os diferentes atores envolvidos na transição energética, buscando consensos e soluções conjuntas.

Apoio à formulação e implementação da PNTE: Contribuir para a formulação, implementação, monitoramento e aprimoramento da Política Nacional de Transição Energética (PNTE), incluindo o Plano Nacional de Transição Energética (Plante).

Democratização das discussões: Garantir a participação social e a transparência nas decisões relacionadas à transição energética.

Saiba mais na página do FONTE.

Imagem de destaque: Getty Images / Vetta / World Economic Forum

AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO

O Observatório da Mineração precisa do apoio dos nossos leitores com o objetivo de seguir atuando para que o neoextrativismo em curso não comprometa uma transição energética justa.

É possível apoiar de duas formas. No PayPal, faça uma assinatura recorrente: você contribui todo mês com um valor definido no seu cartão de crédito ou débito. É a melhor forma de apoiar o Observatório da Mineração. Aceitamos ainda uma contribuição no valor que desejar via PIX, para o email: apoie@observatoriodamineracao.com.br (conta da Associação Reverbera).

Siga o site nas redes sociais (Bluesky, Twitter, Youtube, Instagram, Facebook e LinkedIn) e compartilhe o conteúdo com os seus amigos!

E buscamos novos parceiros e financiadores, desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil. Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.

Sobre o autor