Uma investigação exclusiva do Observatório da Mineração mostra que a Vale ditou regras de licenciamento ambiental para o governo de Minas Gerais em 2014 em reunião dentro da SEMAD. Posteriormente, essas sugestões foram aceitas e incorporadas em leis que abriram caminho para a simplificação de processos e aceleração de licenciamento. Ata e áudio obtido pelo Observatório revelam o teor das conversas.
Confira a matéria exclusiva publicada pela Repórter Brasil e também pela Folha de São Paulo, online e na versão nacional impressa de 23 de fevereiro, sábado.
AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO
O Observatório da Mineração precisa do apoio dos nossos leitores com o objetivo de seguir atuando para que o neoextrativismo em curso não comprometa uma transição energética justa.
É possível apoiar de duas formas. No PayPal, faça uma assinatura recorrente: você contribui todo mês com um valor definido no seu cartão de crédito ou débito. É a melhor forma de apoiar o Observatório da Mineração. Aceitamos ainda uma contribuição no valor que desejar via PIX, para o email: apoie@observatoriodamineracao.com.br (conta da Associação Reverbera).
E buscamos novos parceiros e financiadores, desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil. Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.
Sobre o autor
Maurício Angelo
Fundador e Diretor Executivo do Observatório da Mineração. Pesquisador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB). Professor e palestrante de jornalismo. Repórter com centenas de matérias publicadas na mídia brasileira e internacional (Reuters, UOL Notícias, Mongabay, Repórter Brasil, Pulitzer Center, OCCRP, Folha de S. Paulo, Deutsche Welle, El País, Intercept e outros). Eleito um dos três jornalistas mais relevantes do Brasil no setor de Mineração, Metalurgia e Siderurgia pelo Prêmio Especialistas de 2022 e 2021. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (2019).
Maurício Angelo is an award-winning international investigative journalist and the founder of Mining Observatory, a Brazilian based investigative journalism Centre established in 2015. Researcher at Center for Sustainable Development at the University of Brasília. He was the winner of the Excellence in Journalism Award (2019) by Inter American Press Association. Considered one of the Top 3 journalist experts in Extractive Sector in Brazil in 2022 and 2021.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
3 Replies to “Investigação do Observatório, publicada por Repórter Brasil e Folha de S. Paulo, mostra que Vale ditou regras de licenciamento ambiental em MG”