Esclarecimento: ação civil pública do MPF segue valendo e Samarco precisará pagar os R$ 155 bilhões

Acabamos de receber a nota de esclarecimento do Ministério Público sobre a suposta “suspensão” da ação do MPF contra a Samarco divulgada por meios de comunicação no Brasil e no exterior. Na prática, traduzindo para o popular: não mudou nada. A ação SEGUE VALENDO. E a Samarco/Vale/BHP terá que chegar a um acordo definitivo para o pagamento dos R$155 bilhões até outubro de 2017 (conforme prazo adiado, já noticiado anteriormente). Segue a nota do MPF:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação à notícia de suspensão da Ação Civil Pública nº 23863-07.2016.4.01.3800, divulgada hoje em veículos de comunicação, a Força-Tarefa do Ministério Público Federal que atua nas ações propostas em face do desastre socioambiental ocorrido em Mariana/MG, esclarece que:

A decisão mencionada nas reportagens foi proferida no âmbito de questão processual referente a pedido da Defensoria Pública da União (DPU) de integrar, como litisconsorte, o polo ativo da ação.

Conforme informado anteriormente, a ACP nº 23863-07.2016.4.01.3800 encontra-se com os trâmites suspensos SOMENTE até o dia 30 de outubro, em virtude de prorrogação, pelo Juízo da 12ª Vara Federal de Belo Horizonte, do prazo concedido para que sejam concluídas as negociações visando à celebração de um acordo definitivo entre as partes.

AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO

O Observatório da Mineração precisa do apoio dos nossos leitores com o objetivo de seguir atuando para que o neoextrativismo em curso não comprometa uma transição energética justa.

É possível apoiar de duas formas. No PayPal, faça uma assinatura recorrente: você contribui todo mês com um valor definido no seu cartão de crédito ou débito. É a melhor forma de apoiar o Observatório da Mineração. Aceitamos ainda uma contribuição no valor que desejar via PIX, para o email: apoie@observatoriodamineracao.com.br (conta da Associação Reverbera).

Siga o site nas redes sociais (Twitter, Youtube, Instagram, Facebook e LinkedIn) e compartilhe o conteúdo com os seus amigos!

E buscamos novos parceiros e financiadores, desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil. Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *