World Press Freedom Day 2024 – UNESCO – Santiago/Chile

World Press Freedom Day 2024 – UNESCO – Santiago/Chile

Estive, como diretor do Observatório da Mineração, no evento World Press Freedom Day, organizado pela UNESCO este ano em Santiago no Chile. A comemoração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa teve como tema o jornalismo diante da crise ambiental.

Moderei um painel sobre mineração de carvão e minerais críticos, escassez hídrica e ataques aos jornalistas no Brasil, na América Latina e na Rússia.

Organizada pelo Journalism Fund Europe e a Justice for Journalists, conduzi a mesa que contou com o jornalista colombiano Omar Vera, do El Turbión, responsável por uma série de matérias investigativas sobre os impactos da mineração de carvão da trader suíça Glencore na Colômbia e Paloma Dupont, jornalista franco-chilena que realizou matérias especiais sobre a morte de três ambientalistas que defendiam o direito à água em três países diferentes, incluindo o Brasil.


Descubra mais sobre Observatório da Mineração

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Compartilhe

Apoie o Observatório

Precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar atuando de forma independente na denúncia e fiscalização do neoextrativismo, que ameaça comprometer uma transição energética justa e sustentável no Brasil.

Você pode contribuir de duas maneiras. A primeira, e mais eficaz, é por meio de uma assinatura recorrente no PayPal.

Com ela, você apoia mensalmente o trabalho do Observatório da Mineração, com um valor fixo debitado automaticamente no seu cartão de crédito ou débito.

Também aceitamos contribuições pontuais, no valor que preferir, via PIX. Basta enviar para o e-mail: apoie@observatoriodamineracao.com.br
(conta da Associação Reverbera).

Siga o Observatório nas redes sociais e compartilhe o conteúdo com seus amigos!

E buscamos novos parceiros e financiadores.
Desde que alinhados com o nosso propósito, histórico e perfil.
Leia mais sobre o impacto alcançado até hoje pelo Observatório, as aulas que ministramos e entre em contato.

Matérias relacionadas

ANÁLISE Por Bruno Teixeira Peixoto* Ações judiciais estratégicas usadas para intimidar e silenciar vozes críticas (SLAPP) e “lawfare” com os...

ANÁLISE Eu gostaria que o título desse texto fosse qualquer coisa que não a descrição mais adequada ao que a...

Com o Brasil nas primeiras colocações do ranking das reservas mundiais de terras raras, a extração mineral dessas substâncias usadas...

Apoie o Observatório da Mineração