O artigo “A sirene novamente não tocou. A Vale precisa ser interditada”, publicado aqui no site em 26 de janeiro, logo após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, foi gentilmente traduzido em alemão pela pesquisadora Petra Tapia, da Heinrich Böll Stiftung, uma das principais ONG’s da Alemanha.
O primeiro a publicar foi o site “KoBra – Kooperation Brasilien”, uma rede formada por mais de 80 membros de entidades atuantes no âmbito da cooperação para o desenvolvimento, protagonistas de movimentos sociais, organizações científicas e representantes da sociedade civil no Brasil e na Alemanha.
Depois foi a vez do site Amerika 21, uma das páginas mais relevantes da mídia alternativa sobre a América Latina na Alemanha, referência para a imprensa alemã que cobre a região.
Leia a matéria no KoBra e no Amerika 21.
AJUDE A MANTER O OBSERVATÓRIO
Sobre o autor
Fundador e Diretor Executivo do Observatório da Mineração. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (CDS-UnB). Professor e palestrante de jornalismo. Repórter com centenas de matérias publicadas na mídia brasileira e internacional (Reuters, UOL Notícias, Mongabay, Repórter Brasil, Pulitzer Center, OCCRP, Folha de S. Paulo, Deutsche Welle, El País, Intercept e outros). Eleito um dos três jornalistas mais relevantes do Brasil no setor de Mineração, Metalurgia e Siderurgia pelo Prêmio Especialistas de 2022 e 2021. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (2019).
Maurício Angelo is an award-winning international investigative journalist and the founder of Mining Observatory, a Brazilian based investigative journalism Centre established in 2015. Hold a Master’s Degree in Sustainable Development at the University of Brasília. He was the winner of the Excellence in Journalism Award (2019) by Inter American Press Association. Considered one of the Top 3 journalist experts in Extractive Sector in Brazil in 2022 and 2021.
Relacionado